Compartilhando conquistas e resultados
Buscamos maximizar resultados,

Análise do Óleo Isolante

 FÍSICO – QUÍMICA

A análise físico-química determina a capacidade de refrigeração, isolação e o estado de envelhecimento do óleo mineral.

Os resultados obtidos são comparados com valores estabelecidos em padrões nacionais e internacionais. Os valores de referência indicam necessidade e auxilia na tomada de decisão para o tratamento do óleo em termovácuo, substituição ou regeneração do óleo mineral.


DGA - GASCROMATOGRÁFIA

É o método atual para análise dos gases dissolvidos no óleo isolante do transformador, cujo resultados contribuem para detecção de possíveis falhas que estão ocorrendo ou premeditar futuras falhas no transformador.

Arco, corona e sobreaquecimento são tipos de falhas que podem ser detectadas pela Gascromatográfia antes que o problema possa se tornar mais crítico.

GRAU DE POLIMERIZAÇÃO

Realização do ensaio de grau de polimerização em papéis isolantes (NBR/IEC 60450). Tem como objetivo avaliar o nível de degradação da isolação celulósica utilizando uma amostra de papel. Seu resultado pode ser empregado como ferramenta para a avaliação no nível de envelhecimento e perda de vida útil dos transformadores.

ANÁLISE DE TEOR DE PCB’S

Determinação de teor de PCB (Conforme NBR 13882/2008). O policloreto de bifenila é um fluido sintético que foi empregado no passado como dielétrico a atualmente deve ser enquadrado na legislação ambiental. Para isso deve-se realizar a análise e classificar o equipamento como contaminado ou não contaminado.

ANÁLISE DE FURFURALDEÍDO

Determinação da concentração de furfuraldeído e seus derivados em amostras de óleo mineral isolante pelo método de cromatografia líquida de alto desempenho, com a finalidade de obter dados sobre a vida útil do isolamento celulósico, possibilitando correlacionar com o grau de polimerização do papel isolante